quarta-feira, 30 de agosto de 2017

GINCANA 2017

PROJETO ESCOLAR – GINCANA 2017

TEMA: PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO E MEIO AMBIENTE


Foto: Gincana 2016

REALIZAÇÃO: ESCOLA HENRIQUE LIMA

RESPONSÁVEIS: Coordenadores, professores, Grêmio Estudantil e alunos

Séries: Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e Ensino Médio
Turnos: manhã, tarde e noite

 Justificativa:

         Tendo em vista a necessidade de despertar a consciência crítica dos estudantes em relação a preservação do patrimônio público através de atividades lúdicas e explorando a criatividade e levando-os a praticar o exercício de cidadania, bem como, desenvolver um trabalho interdisciplinar contribuindo para que os alunos vivenciem momentos de cooperação, integração e socialização é que, propomos realizar o referido projeto.

Objetivo geral:

Promover o desenvolvimento de métodos e processos de educação para apropriação e vivencia do conhecimento no sentido de estimular e valorizar a preservação do patrimônio escolar através do trabalho em equipe, bem como, resgatar valores de responsabilidade, companheirismo, cooperação, contribuindo para aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Objetivos específicos:
·        Perceber a importância do bom relacionamento e do respeito às diferenças individuais;
·        Demonstrar as condições ensino-aprendizagem que os mesmos estão envolvidos, possibilitando avaliar as ações educativas.
·        Promover atividades diferenciadas que levem os alunos a protagonizar momentos de aprendizagem em que a sala de aula, propriamente dita, não será necessária;
·        Oferecer momento, espaço e atividades recreativas que levem ao alcance das expectativas quanto à diversão, percebendo a escola como um ambiente legal e alegre;
·        Estimular e avaliar a aquisição de conhecimentos de cada disciplina, através de um conjunto de atividades apresentadas na gincana;
·        Estimular a preservação do bem patrimonial da escola;
·                Mostrar possíveis soluções para nossos problemas sociais e ambientais  


Competências e Habilidades

  • Raciocínio lógico, resolução de problemas gerais;
  • Habilidades manuais e corporais em geral;
  • Formulação de conceitos;
  • Produção de diferentes gêneros de textos;
  • Completar frases, palavras e charadas;
  • Confecção de Material educativo (cartazes, folder, faixas)
  • Tradução e escrita de frases;
  • Organização de dados.
Metodologia:


  • Cada professor será padrinho de uma turma. Antecipadamente, será feito sorteio das respectivas turmas e estes escolherão   uma cor para cada turma e tema (quadro em anexo)

  • A gincana será realizada através de provas (desafios) em duas modalidades, provas no decorrer da gincana e no dia da culminância do projeto;

  • Elaborar cronograma de atividades

  • Provas no decorrer serão avaliadas pela organização – professores responsáveis em avaliar.

  • Provas na Culminância da gincana – Professor de educação física responsável para definir as provas – Corpo de jurado responsável pela avaliação das provas e somatória.

1 - Arrecadação de alimentos
Será pontuada a turma que trouxer os sacolões.

2-   Preservar organização e limpeza da sala de aula - 50 pontos cada dia.

3-   Menor índice de Indisciplina: De acordo com o registro no livro de ocorrência – 50 pontos cada dia.

4-   Produção do vídeo sobre Preservação do meio ambiente.

5-   Elaboração do projeto “Fechaduras que não sejam quebradas facilmente” à prova de alunos.


6-   Redação com o tema "Meio Ambiente (queimadas e seca)" - Cada turma produzirá uma redação com o tema da gincana, as três melhores redações terão as seguintes pontuações:1° Lugar 200 pontos, 2° Lugar 100 pontos e 3° Lugar 50 pontos.

7-   Lixeira reciclável –Será pontuado a turma que produzir a Lixeira- 50 pontos.

As três lixeiras mais bonitas receberão premiação extra: 1°lugar 200 pontos, 2°lugar 150 pontos e 3°lugar 100 pontos.

8-   Culminância do Projeto:

9-   Cerimônia de encerramento;

10-               Terá 12 equipes e será realizado provas entre todas as equipes

11-               Provas: organização de cada equipe (ornamentação da quadra, grito de guerra...) - 1° Lugar 100 pontos, 2° Lugar 50 pontos e 3° Lugar 25 pontos; Perguntas de conhecimento gerais 10 pontos cada pergunta, será escolhido dois alunos de cada equipe para responder cada pergunta, será feito 5 perguntas para cada esquipe; Provas surpresas 100 pontos cada prova.

12-               Premiação: Será premiado pela coordenação todo o aluno participante da gincana com um (1) ponto em cada disciplina; Será premiada pelo grêmio estudantil a equipe vencedora em 1° lugar com um dia de lazer em uma chácara.

Regras de Pontuação:

  • Arrecadação de alimentos para compor os sacolões: meta - 04 sacolões por equipe:  1.200 pontos para a equipe que trouxer os 04 (quatro) sacolões até a data limite conforme cronograma de atividade, 600 pontos para a equipe que trouxer 03 (três) sacolões,400 pontos para a equipe que trouxer 02 (dois) e 200 pontos para a equipe que trouxer 01(um) sacolão. Após a data limite receberemos os sacolões mais eles valerão a metade do nº. de pontos.
  • Será pontuada a turma que manter a limpeza e organização da sala de aula -50 pontos. A turma que ocorrer maior índice de desorganização e depredação receberá punição perdendo de 600 pontos ou a critério da organização, dependendo da gravidade.


  • Será pontuada a turma que não tiver registro no livro de ocorrência por dia, 50 pontos. Perderá ponto a turma que tiver registro de ocorrência dependendo da gravidade.
Lixeira reciclável –Será pontuado a turma que produzir a Lixeira- 50 pontos.

As três lixeiras mais bonitas receberão premiação extra: 1°lugar 200 pontos, 2°lugar 150 pontos e 3°lugar 100 pontos.


  • Produção do vídeo sobre Preservação do meio ambiente.
Será pontuada com 50 pontos todas as equipes que produzirem o vídeo.
Os três melhores vídeos receberão premiação extra: 1°lugar 200 pontos, 2°lugar 150 pontos e 3°lugar 100 pontos.


  • Será pontuada a Equipe que elaborar o Projeto “Fechaduras que não sejam quebradas facilmente” à prova de alunos.
Será pontuada com 50 pontos todas as equipes que produzirem o vídeo.
Receberão ponto extra as equipes que alcançarem o 1°lugar 200 pontos, 2°lugar 150 pontos e 3°lugar 100 pontos.


Avaliação:

Os alunos serão avaliados pelo material que será produzido levando em consideração a criatividade de cada um, bem como, todo o aluno participante da gincana com um (1) ponto em cada disciplina.


Recursos necessários:
Cartolinas,
Pincel,
Tesoura,
Cola
Lápis de cor
Lápis,
Papel cartão
Material reciclável
TNT
EVA
BAMBOLES



Cronograma de execução

ATIVIDADE
DATA
RESPONSÁVEL
Elaboração do Projeto e Cronograma de atividades
23/06/2017
Direção e Coordenação
Divisão das turmas e escolhas dos padrinhos
16/08/2017
Coordenadores e professores
Cerimônia de Lançamento do Projeto com apresentação musical
01/09/2017
Direção, coordenadores, professores, Coral e Grêmio estudantil
Preservação da organização e limpeza das salas de aula e comportamento
04/09 a 16/11/2017
Professores e alunos
Entrega de sacolões na reunião de pais
Data limite dia 06/10/2017
Direção, coordenadores e professores
Menor Índice de indisciplina
04/09 A 16/11/2017
Professores e coordenadores
Redação – Meio Ambiente (queimadas e seca)
11 a 22/09/2017
Professores e alunos
Confecção de lixeiras
25/09 a 13/10/2017
Professores e grêmio escolar e alunos
Maratona com pais dos alunos

11/11/2017
Direção, coordenadores e professores
Culminância do Projeto: início apresentação musical e dança. Provas surpresas e encerramento.
17/11/2017
Direção, coordenação, professores e alunos






QUADRO DE PROFESSORES PADRINHOS DE TURMAS COM CORES E TEMAS

TURNO: MANHÃ


PROFESSORES
TURMA
CORES
TEMA
Luciena, Francislene, Michele e Maria Alves
8º B e 1º C
Vermelho/Branco

Lucas, Daniel, Roger e Maria Targino
1ºA e 8ºA
Preto/Rocho
Dia das Bruxas
Eunice, Renan, Cleber e Albeniza

1ºB e 2ºC


Cláudia, Tâmara e Herlen
1ºD e 2ºB
Azul
“Good Vybis” Boas Vibrações
Pollyanna, Rosiane e Suéli
2ºA e 3ºC
Vermelho
“Super Heróis” Marvel
Sophia, Josimar, Thiago-Coral
3ºA e 3ºB
Marrom/preto/amarelo/vermelho
Minha Raiz é Negra


TURNO: TARDE


PROFESSOR
TURMA
CORES
TEMA
Eliete, Fernando, Sebastiana e Célia Maria
8ºU,1ºA,1ºB e 1ºC
Amarelo/preto/vermelho
Emoji
Mayza, Paula e Heloneide

9ºA e 9ºB
Amarelo/preto
Harry Potter
Valmir, Bruna, Gilson e Edite

2ºA e 2ºB
Prata/dourado
Egito
Janaína

3ºU
Verde
Erva Venenosa


Todos  os professores
Ensino Integrado turmas 1 e 2 de cozinha e turma 1 de Hospedagem
Lilás/Branco
Avante do Integrado





TURNO: NOITE


PROFESSOR
TURMA
CORES
TEMA
Izália, Francisco  e Anderson
1ºU,2ºU e 3ºU
Vermelho e preto
O segredo e a Vida



ITENS DE ALIMENTOS PARA CADA SACOLÃO


  • 5 KG DE ARROZ
  • 3 KG DE AÇUCAR
  • 2 L. DE ÓLEO
  • 1 KG DE SAL
  • 2 PAC. DE CAFÉ
  • 2 MILHARINAS
  • 3 KG DE FEIJÃO
  • 2 KG DE FARINHA
  • 2 PAC. DE MACARRÃO
  • 2 PAC. DE BOLACHA
  • 4 SABONTES
  • 3 TUB. DE CREME DENTAL
  • 2 PAC. DE BOMBRIL
  • 2 PAC. DE TRIGO
  • 2 PAC. DE BISCOITO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

null  Nesse espaço é possível encontrar as atividades bimestrais para o ano de 2021  ATIVIDADES ENSINO MÉDIO REGULAR  ATIVIDADES 4º BIMESTRE...